FAQ
Tens algumas perguntas mais específicas sobre este assunto?
Há algo mais, que não esteja aqui colocado, que queiras ver respondido?
Fiz um pequeno resumo de algumas perguntas que considero importantes ver respondidas; porém, estás sempre à vontade para entrares em contacto comigo se tiveres alguma outra dúvida
Uma doula é uma pessoa que está disponível para fornecer apoio emocional e físico durante a gravidez, o parto e o pós-parto. A palavra tem origem no termo grego clássico δούλη e significa literalmente "mulher que serve".
Serve a grávida, serve o casal. Ouve. Acolhe sem julgamentos. Por isso, coloca a grávida no centro das tomadas de decisão, e compromete-se a facilitar informação sobre os diversos assuntos relacionados com a gestação, com o parto, com o pós-parto, informação esta baseada nas últimas evidências científicas e, portanto, actualizada.
Sim. Há muitos cursos de formação de doula, que estão acessíveis a todos.
Acima de tudo presta informação. Acolhe as dúvidas. Valida as decisões. Pode utilizar técnicas complementares como por exemplo massagens, pontos de acupressão, técnica de rebozo, técnicas de meditação, aromaterapia... Cada doula tem as suas ferramentas de trabalho e a sua abordagem, pelo que há uma doula para cada mulher.
A doula ajuda a mulher - e o casal - a estarem no centro das decisões que querem tomar para a sua gravidez e para o seu parto.
Não. Uma doula não pode nunca realizar qualquer procedimento de saúde na gravidez; como tal, não mede tensão, não efectua toques, não avalia dilatação, não prescreve medicação, não aconselha procedimentos.
Sim, se for o desejo da mulher/casal. Actualmente, na pandemia, o acompanhamento hospitalar tem que se revestir de outras estratégias (via telemática por exemplo)
Os vários estudos têm provado as doulas aportam todo um conjunto de benefícios. Resumindo, podemos apontar os seguintes:
- Segurança
- Confiança
- Relaxamento
- Suporte e apoio emocional
- Suporte e apoio físico
- Informação actualizada baseada em evidências científicas
- Redução do stress e da ansiedade
- Aumento da possibilidade de parto vaginal
- Redução do nível de cesarianas
- Redução da probabilidade de uso de analgesia, fórceps ou ventosas
- Apoio às decisões e empoderamento da mulher e do casal
- Elo de comunicação entre equipa médica e parturiente
Sim.
Porém, alguns critérios têm que estar definidos à partida. Assim, deverá ser uma gravidez de baixo risco e nunca desassistida.
Não.
Há doulas mais holísticas, doulas mais factuais, doulas que utilizam técnicas complementares como reiki, hipnose, acupressão.
Há doulas que utilizam aromaterapia, há doulas que trabalham com rebozo, há doulas que fazem o fechamento do parto, doulas que se especializam num determinado aspecto do atendimento.
Na verdade, há uma doula correcta para cada mulher, que vai ao encontro das suas expectativas, desejos, necessidades, e com quem a mulher estabelece uma relação de empatia.
Gostaste? Por favor partilha :)